Os Relatos e a Turista

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sobre Gramado


Gramado é uma cidade linda e charmosa! Possui uma forte influência européia que se vê em quase tudo: na culinária, na arquitetura, nas belas flores e jardins, no clima e até em seus moradores (muitos são descendentes de alemães e italianos). É uma cidade muito agradável, daquelas que não cansamos de visitar, acho até que eu queria morar lá, pra variar, né? rsrs.




Gramado é voltada para o turismo. E é nítido que os moradores são conscientes disto, da importância que o turismo e, principalmente, os turistas têm para a cidade. Em todos os lugares em que fomos, lojas, supermercados, restaurantes, lanchonetes, fomos muito bem tratados. Não tenho uma recordação sequer de um atendimento ruim. É claro, que existe mal atendimento em todo lugar, não é? E muita gente pode ter alguma coisa para reclamar de Gramado. Mas, felizmente, não é o nosso caso. Fomos muito bem recebidos, já no primeiro contato o táxista que nos levou da rodoviária para o hotel, nos contou um pouco sobre a cidade, mostrando as ruas principais e nos dando algumas dicas. Enfim, nossa experiência com as pessoas da cidade foi muito boa.

Prefeitura de Gramado

Outra coisa que me impressionou na cidade é o trânsito, mais precisamente o fato dos motoristas pararem rápido na faixa para o pedestre atravessar. Não estamos muito acostumados com isto, principalmente em cidades grandes, mas em Gramado você deu a entender que vai atravessar a rua, sem fazer nenhum esforço só parando mesmo na calçada, o  motorista logo para. Eles são gentis? Sim, é claro, mas são mais do que isto, eles são conscientes de que devem proporcionar segurança e conforto aos visitantes.


A população viu no turismo uma grande oportunidade, o que fez a cidade ser repleta de atrações turísticas. São dezenas de museus: Museu de Cera, do Automóvel, doPerfume, Medieval e por aí vai... São muitos e variados parques. Ainda tem as Fábricas de chocolates, os inúmeros restaurantes e sem falar em um cenário mais amplo das atrações da Serra Gaúcha, com suas vinícolas e rotas para todos os gostos.

A cidade de Gramado tem a fama de ser uma cidade cara e faz jus à esta fama. Rodízios de Fondue por menos de R$ 50,00 é uma raridade, o Café Colonial, tão tradicional, mais barato é algo em torno de R$ 40,00 (preços por pessoa), mas eu encontrei lanchonetes, pizzaria e até restaurantes com preços bem amigáveis e nos próximos posts vou trazer os detalhes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...