Os Relatos e a Turista

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Passeios em Gramado: Mundo a Vapor

Passeio ao Parque Temático Mundo a Vapor em Gramado.

O Mundo a Vapor, como muitas outras atrações, fica na avenida que liga Gramado à Canela e é um parque temático que funciona como um museu do vapor.


Mundo a Vapor em Gramado/Canela


A História


O Mundo a Vapor foi criado a partir de réplicas artesanais em miniatura que os irmãos Omar, Benito e Hermes Urbani confeccionaram por volta de 1950 que foi quando Omar, o irmão mais velho, fez a sua primeira réplica. O pai deles era o Sr. Ernesto Urbani que trabalhava na oficina de locomotivas de Canela e foi ali nesta oficina que os seus filhos passaram a criar as miniaturas.
Mas, do que se trata estas miniaturas? Estas miniaturas retratam a importância do vapor em todo o processo industrial evidenciado, principalmente, na Revolução Industrial quando o Vapor provocou uma das mais fortes mudanças da humanidade.


Os irmãos Urbani criaram as suas réplicas imitando o processo industrial completo utilizando o vapor. São olarias, serrarias, pedreira, siderúrgica, fábrica de papel, etc... criadas em proporções exatas em seus mínimos detalhes e com movimentos e funcionamento mecânico completo.


A Visita


Logo na entrada o visitante vê a reprodução do acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a estação e ficou pendurada a 12 metros de altura. É tão bem feita que até sai fumaça do trem :)

Lá dentro do parque temático é tudo muito organizado. As réplicas ficam expostas em estandes em pleno funcionamento e com um guia especializado no processo, em cada um dos estandes, que vai explicando aos visitantes como aquilo funciona, para que era usado e qual a sua importância. 


Gente, foi um dos passeios que eu mais gostei. Passamos quase 2 horas lá dentro observando estes processos industriais e viajando, rsrsrs.

Algumas fotos para vocês entenderem um pouquinho do que eu estou falando:





A foto abaixo é do relógio a vapor que eles possuem e foi criado pelo sr. Omar Urbani. Só existem dois relógios a a vapor no mundo todo, um está em Vancouver, no Canadá e outro está lá, no Mundo a Vapor, não é legal isto? Ah, e ele ainda apita de hora em hora :)



Dentro do Mundo a Vapor o visitante ainda tem à sua disposição o Café a Vapor que é uma cafeteria bem aconchegante, lojas onde você pode comprar lembrancinhas, roupas personalizadas, artesanatos e vários outros produtos e, também, há uma loja da Vinícola Jolimont e o visitante pode degustar os vinhos e comprar unidades avulsas (digo avulsas porque lá direto na Vinícola eles só vendem caixas fechadas - ainda vou falar sobre eles aqui).

Ah, e ainda tem um trenzinho na parte externa do parque para adultos e crianças e o passeio está incluído no ingresso.



Mais informações:


Endereço: Rodovia Canela/Gramado
Telefone: (54) 3282-1125
Preço: R$ 16,00 por pessoa
Horário: Das 9:15h às 17:00h (no momento)
Em janeiro, julho e dezembro é aberto todos os dias. Nos demais meses é fechado às quarta-feiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...